SpaceSniffer é uma ferramenta para a “medição” de espaço ocupado por arquivos e pastas em seu sistema, além de dar uma idéia de como ambos estão estruturados em seu computador.
Com ele será possível escanear discos rígidos e suas partições, discos removíveis (pen drives, MP3 players, etc.), CDs e DVDs e também outros drives conectados ao seu através de uma rede. Ou seja, nada escapará da análise do SpaceSniffer.
Identificando
Diferentemente de outros programas do gênero, como por exemplo o WinDirStat, que exibe uma grande variedade de cores diferentes uma para cada tipo de arquivo encontrado (JPG, MP3, EXE, etc.), no SpaceSniffer são exibidas cores diferentes apenas para pastas e arquivos.
O disco é exibido de uma cor, num quadrilátero grande de cor alaranjada e dentro dele estão os seus subdiretórios, exibidos com uma cor marrom. Os subdiretórios dos primeiros subdiretórios serão exibidos sempre em um tom mais escuro, o que facilita a visualização geral. Os arquivos são exibidos em cor azul.
Acessando as pastas
Para acessar as pastas, basta clicar duas vezes sobre ela. Clicando uma única vez, você verá todo o seu conteúdo sem precisar acessá-la. A diferença é que quando acessada, uma única pasta toma todo o espaço da janela do programa para exibir seus subdiretórios e arquivos.
Sempre que acessar um diretório é possível retornar a um nível anterior clicando duas vezes sobre a primeira linha do topo da janela, correspondente ao retângulo da pasta que está sendo visualizada.
Alterando configurações
É possível definir algumas alterações no SpaceSniffer, de modo a deixá-lo mais funcional. Siga o caminho Edit > Configure e uma nova janela surgirá em sua tela. Lá você poderá realizar mudanças quanto à geometria (“Geometry”), efeitos (“Effects”), comportamento (“Behaviour”) e cores (“cores”).
É possível definir o tamanho mínimo e a proporção dos elementos exibidos, efeitos como aproximação e tempo de atualização, ativar o modo de escaneamento alternado, escolher cores diferentes para os elementos exibidos (discos, pastas, arquivos, espaço disponível e espaço desconhecido) e também níveis de contraste das bordas e dos diferentes níveis de diretórios e subdiretórios.
Detalhes, espaço livre e desconhecido
Na barra de ferramentas você encontrará diversos botões, mas alguns deles têm funções especiais. O primeiro botão, cujo ícone é uma tela em branco com um ponto alaranjado, serve para que você escolha um novo drive para análise. Mais adiante na barra você encontrará os seguintes botões: 1 – Reduzir o nível de detalhamento dos elementos exibidos.
2 – Aumentar o nível de detalhamento dos elementos exibidos.
3 – Exibir o espaço disponível no disco.
4 – Exibir o espaço desconhecido no disco (normalmente este espaço é ocupado por arquivos do sistema).
Nenhum comentário:
Postar um comentário